quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Livro imagem e sentimentos - Image book and feelings


(v. English below)
Eu falei anteriormente sobre um livro imagem, que fez meu filho expressar sentimento de tristeza, em relação a minha falta de tempo para brincar com ele (o post Meu filho chorou).
Com outros dois livros imagens, nós dois nos comunicamos emocionalmente, em um nível mais aprofundado.

O primeiro livro foi Leo Lausemaus will nicht in den Kindergarten, um ratinho que é personagem de uma fantástica coleção de livros infantis do escritor italiano Marco Campanella. Eu comprei no Amazon alemão por menos de 7€. Os outros livros são igualmente oportunos, como não quer escovar os dentes, não quer comer, não quer dormir, mamãe não vá trabalhar, e tantos outros. Eu acredito que preciso da coleção completa.
Neste livro o Leo não quer ir para o Kindergarten (a creche), faz manha, e sua mãe permite que ele fique em casa.
Leo pede para sua mãe brincar com ele, varias vezes durante o dia, mas sua mãe está sempre ocupada. Quando os dois saem para fazer compras, sua mãe encontra uma amiga, e começa a conversar. Leo, afasta-se de sua mãe e vai olhar a janela do Kindergarten, onde ele vê seu colegas brincando felizes, o que o fez pensar.

Meu filho, também pensou, e se viu na mesma situação do Leo. Este livro foi mais um instrumento para eu explicar o quanto é importante ele ir para a escola, que ele não precisa chorar, pois sempre estaremos lá, para buscá-lo. Explicar que na escola ele pode se divertir muito mais com seus colegas e com os brinquedos e atividades educacionais disponíveis. Meu filho realizou que ir para o Kindergarten não é tão ruim assim.















O outro livro foi "Piraten-Manieren", da escritora e ilustradora austríaca Birgit Antoni, da editora Ravensburger (você pode comprar no Amazon.de e no site da própria editora) Conta a história de um "menino-pirata", muito sapeca e muito esperto, que apronta muitas travessuras, desapontando seus pais.
Meu filho se emocional novamente, ao ver os pais do "menino-pirata" ocupados com o telefone e a tv. Meu filho, mais uma vez, me dizendo que não estávamos dando atenção suficiente para ele.
Eu aproveitei que meu filho se identificou com o personagem para ensiná-lo que não divertido quando ele grita ou bate, quando está zangado, que ele deve comer o que recebe no prato, que ele deve obedecer os pais e a professora do Kindergarten.
Eu aproveitei também para dizer ao meu filho que eu também cometo erros e pedi desculpas para ele por todas as vezes que eu não dei atenção para ele, ou que fiquei muito zangada com ele.

A leitura da estória para meu filho, não foi  mais importante que a interpretação das imagens, pois ele se identificou mais com as imagens, que contava para ele, por si só, sua própria história e experiência como um menino sapeca e muitas vezes desobediente. Ele lembrou do comportamento meu e do seu pai, quando ficamos desapontados com ele. Meu filho me pediu desculpas também!!!


Na pagina em que aparece o menino-pirata, zangado, meu filho pediu para eu não olhar aquele menino zangado do livro, pois ele não quer ser assim igual, ele quer ser um menino educado e gentil, assim ele falou.

Eu e meu filho, descobrimos, através da "leitura" dos livros imagens, emoções que nos une ainda mais.
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I talked about earlier on a picture book that did my child express feelings of sadness, for my lack of time to play with it (the post My son cried).
With two other books pictures, we both communicate emotionally, on a deeper level.

The first book was Leo Lausemaus will nicht in den Kindergarten, a mouse that character is a fantastic collection of children's books writer Marco Campanella. I bought the German Amazon for less than 7€. The other books are also timely as not to brush your teeth, do not want to eat, do not want to sleep, my mother did not go to work, and many others. I believe I need the complete collection.
In this book the Leo did not want to go to Kindergarten, do tantrum, and his mother lets him stay home.

Leo asks to his mother to play with him several times during the day, but her mother is always busy. When the two go out for shopping, her mother is a friend and start talking. Leo, moves away from his mother and will look to the Kindergarten window, where he sees his classmates playing happy, which made him think.

The other book was "Piraten-Manieren", the Austrian writer and illustrator Birgit Antoni, the publisher Ravensburger (you can buy at Amazon.de and the own publishing site) tells the story of a "boy-Pirate", very undisciplined and very smart, which does many shenanigans, disappointing his parents.

My son was emotional again, seeing the parents of "boy-pirate" busy with phone and TV. My son once again, telling me that we were not giving enough attention to it.
I took my son identified with the character to teach you not fun when he cries or when he's angry, he should eat what gets in the dish, he must obey the parents and the teacher of Kindergarten.

I also took the opportunity to tell my son that I also make mistakes and apologized to him for all the times I did not give attention to it, or that I was very angry with him.


My son also thought, and found himself in the same situation Leo. This book is more a tool for me to explain how important it is he going to school, he did not need to cry, because we will always be there to pick you up. Explain that in school he can have much more fun with their peers and with educational toys and activities available. My son held to go to Kindergarten is not that bad.

Reading the story to my son was not more important than the interpretation of the images because he identified more with the imageswho told him alone, their own history and experience as an undisciplined child and often disobedient. He remembered my behavior and his father while disappointed with it. My son apologized to me too !!!

On the page in which it appears the boy pirate, angry, my son asked me not to look at that angry book boy because he did not want to be so equal, he wants to be a polite and gentle boy, so he said.

My son and I, I found through the "reading" books of images, emotions that unites us even more. 

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